"UM CRISTÃO PODE SER CONTRA PENA DE MORTE?" "TRINDADE👑👑👑É BÍBLICO?"


Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. Gênesis 9:6 https://www.facebook.com/groups/792544851160479/posts/1504080280006929/?comment_id=1504926509922306 ⚖️ https://globoplay.globo.com/v/3825963/ (nesta passagem só haviam oito pessoas na Terra, ainda não existiam Judeus) Gálatas 6:7 Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá. - HOMICIDA: E não recebereis resgate pela vida do homicida que é culpado de morte; pois certamente morrerá. Números 35:16-21,31 Quem for contra esta Lei Penal, DESFIGURARÁ a Deus. - SEQUESTRADOR: E quem raptar um homem, e o vender, ou for achado na sua mão, certamente será morto. Êxodo 21:16 - ESTUPRADOR: E se algum homem no campo achar uma moça desposada, e o homem a forçar, e se deitar com ela, então morrerá só o homem que se deitou com ela;Porém à moça não farás nada. A moça não tem culpa de morte; porque, como o homem que se levanta contra o seu próximo, e lhe tira a vida, assim é este caso. Deuteronômio 22:25,26

Jesus Endossando a Pena de Morte: "Mateus 15:3-9"
O Apóstolo Paulo PREGANDO a Pena de Morte: Se fiz algum agravo, ou cometi alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas, se nada há das coisas de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles; apelo para César. Atos 25:11 VS As igrejas de hoje dizem: O homicida,... devem viver, e os familiares devem perdoá-los !!! (ESTE PERDÃO NÃO PROVÊM DE DEUS, SENDO ASSIM É UMA AFRONTA À DEUS). Se voces não se arrependerem, a Bíblia vos condenarão só por isso, pois é adulteração da PALAVRA. 👉Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.Romanos 1:18
Deus não nos livra das consequências quando a transgressão torna-se pública, mas pode nos perdoar e nos salvar da segunda morte (bandido na cruz). Pois da mesma forma que julgarem✊👋🔪🔫, vocês serão julgados✊👋🔪🔫; e a medida ⚖️que usarem, também será usada para medir vocês⚖️.Mateus 7:2

Romanos 13:4 👉 Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. ⚔️
Os sentenciados a morte muitas vezes eram pendurados em árvores e madeiros para SERVIREM de exemplo à todos (lembrando que junto aos israelitas haviam muitos estrangeiros): Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro, Deuteronômio 21:22 / Depois Josué matou os reis e mandou pendurá-los em cinco árvores, onde ficaram até à tarde. Quem é contra o Código Penal Bíblico de Morte é,
cúmplice dos crimes reincidentes: Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. Romanos 1:32; e "intitula-se" mais sábio do que quem as instituiu. / Até cumprindo prisão perpétua matam agentes penitenciários. ) Nem mesmo com a inigualável injustiça de soltarem a Barrabás e de condenarem a Jesus, Deus abrogou essa Lei.
Mesmo que as igrejas não tenham uma definição sobre as Penas de Morte, estão contra Deus que tem uma definição. Esta é uma Lei como qualquer outra Lei relacionada ao ser humano. O EVANGELHO PREGADO HOJE, ADÚLTERA A JUSTIÇA DIVINA NA TERRA. PODEMOS APENAS SER CONTRA O CRITÉRIO DE JULGAMENTO.
Desde o final da Inquisição, o Mundo somente sofreu uma DESVANGELIZAÇÃO, pois não pode retirar um j ou um til da Lei, nem acrescentar ou retirar em parte alguma da Bíblia 📖: Provérbios 30:6: Nada acrescentes às suas palavras, para que ele não te repreenda e tu sejas achado mentiroso.                                                                                                                                                                                                                          
Deuteronômio 4:2: Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.  
Apocalipse 22:18,19: Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. (e, em Apocalipse diz que a vitória será dos que exerceram fé e guardaram os Mandamentos: Apocalipse 14:12  - Apocalipse 12:17. Inclui os assuntos abordados.)




Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.Romanos 2:12                                                                                                                                                                
                                                                                                                                                           Jesus estaria indo contra as Leis Penais e ao direito de auto defesa familiar e patrimonial? - Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente.  Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.                                                                                   Estas passagens são bem circunstâncias à um povo dominado pelo Império romano. Os soldados tinham o costume de requisitar que os israelitas carregassem suas cargas por uma milha. Jesus queria evitar maus entendimentos por parte dos romanos.                                                                                                                                      

Oferecer a segunda face é nas ofenças. Não conseguiu oferecer a segunda face física😉🤨🥺🥴🤒👋: https://www.youtube.com/watch?v=NyNawDWkpVg 
Há relatos de pessoas que mataram cavalos 🐴 com apenas um tapa. (https://www.youtube.com/watch?v=BApKQ5D8Y3c )
Mateus 24:43 👉 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa.
Lucas 22:36 👉 Então, Jesus os adverte: “Agora, porém, quem tem bolsa, pegue-a, assim como a mochila de viagem; e quem não tem espada, venda a própria capa e compre uma 🔪. / Não foi pela espada do Espírito Santo que Pedro cortou a orelha de Malco; apenas a usou na hora errada. / Deveriam entregar a espada 🔪 se um ladrão requeresse? CUIDADO, Deus não faz nossa parte, Caim matou Abel! Como existem promessas aos que agradam a Deus, provavelmente Abel não defendeu-se ✊👋: O Senhor concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho, e por sete fugirão. Deuteronômio 28.                                                                                                                                                                                   



"Jesus nesta passagem foi contra Pena de Morte?" - E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. João 8:4-7
 Jesus veio como servo e não como Juíz: Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?
Mesmo que o constituísse Juíz, a Lei exigiria o casal, só trouxeram a mulher. 
"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra". Mateus 5:17,18   / Obs: "ou os Profetas", não limita-se as Leis entregues a Moisés. 
                                                                                                                                                                                          
Nota: No Bloco "VOCE TEM CERTEZA QUE ESTÁ SALVO? QUASE TODOS QUE IMAGINAM ESTAREM SALVOS, TRABALHAM PARA AS TREVA, Apocalipse 13:10 foi aplicado fora de contexto.                                              																																							 																																														           



"TRINDADE 👑👑👑 É BÍBLICO?" "O Profeta Ezequiel teve uma visão do habitate do Altíssimo e, somente viu um Deus e um Trono: Ezequiel 1"




 O escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;... E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente... Marcos 12:32-34

"Mestre em Línguas" Etimologia em Gn.: A Trindade em Gênesis, será? Assim morro de vergonha! https://www.youtube.com/watch?v=OMqIjiADoqs  
👉 Não temos nós todos "um mesmo Pai"? Não nos criou "um mesmo Deus"? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais? Malaquias 2:10.


"Mestre em Línguas"
Façamos o homem a nossa imagem e semelhança foi um termo majestático" Significado de Majestático
adjetivo Pertencente ou relativo à majestade ou ao poder supremo; majestoso.
Definição de Majestático
Classe gramatical: adjetivo
Separação silábica: ma-jes-tá-ti-co
Plural: majestáticos
Feminino: majestática
Exemplos com a palavra majestático
O "plural majestático" normalmente é usado por uma autoridade, em sinal de respeito aos interlocutores. (Obs: Sobre a passagem Gênesis 1:26 , há um complemento abaixo)

"A romana detinha o Novo Testamento e inventou: batizai em nome do Pai, Filho e Espírito Santo." Levando o povo a quebrar o primeiro Mandamento: Não terás outros deuses diante de Mim.Êxodo 20:3 .
TRINDADE É ORIUNDO DOS POVOS PAGÃOS. OS MAIORES DEUSES DA TERRA DERIVAM DE UMA TRINDADE. HOUVE UM ESFORÇO EM PAGANIZAR A BÍBLIA.    
"Teria sido muito mais propício para Paulo pregar a Trindade para os atenienses, do que convencê-los a adorar apenas um Deus, sendo que os gregos eram politeístas" ( Atos 17) "Três principais deuses gregos 👉 Cromos (o mais forte dos titãs), casou-se com sua irmã Rea e tiveram seis filhos. Zeus..."
Papas afirmam que Mateus 28:19 veio de Roma. https://www.youtube.com/watch?v=IIdcPQXrmCA Oração, exorcismo, Santa Ceia..., eram realizados em nome de Jesus: Colossenses 3:17: Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. Há uma Trindade em Mateus 28:19 https://www.youtube.com/watch?v=ilfbv40B9JE

"Pedro mandando batizarem em nome de Jesus:" E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo...Atos 2:38.

Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Depois pediram a Pedro que ficasse com eles alguns dias.(Há tradução que vem denominado Senhor, mas nunca é mencionado trindade)Atos 10:48.

"Paulo batizava em nome de Jesus:" E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.Atos 19:3-6 
                                                                       Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. Atos 8:12 

E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando "o nome Dele".Atos 22:16.
Se Deus tivesse nos deixado este MANDAMENTO (TRINDADE), os Apóstolo Paulo e Pedro teriam perdido a salvação: Tiago 2:10,11,...
"Ezequiel teve visões da Casa de Deus, somente viu um trono e um Deus" E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus. Ezequiel 1:1 E por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças(Anjos), havia algo semelhante a um trono que parecia de pedra de safira; e sobre esta espécie de trono havia uma figura semelhante a de um homem, na parte de cima, sobre ele. Ezequiel 1:26 vi como a semelhança de fogo, e um resplendor ao redor dele. Tal como a aparência do arco-íris nas nuvens de um dia chuvoso, assim era o resplendor ao seu redor. Essa era a aparência da figura da glória do Senhor. Quando a vi, prostrei-me com o rosto em terra, e ouvi a voz de quem falava. Ezequiel 1:27,28 "Maçom introduzindo a TRINDADE🔱" 🎃🔱 https://www.youtube.com/watch?v=CuL9HVtBwCI

🎃🔱https://www.yo
utube.com/watch?v=ERXYSH7wjLc



Quem fora a romana trouxe tal doutrina? Cuidado com estas palavras: Não ultrapassem o que está escrito: 1 Coríntios 4:6 - Gálatas 1:8,9 .

"OS LÍDERES QUE SEGUEM A MAIOR PROFETISA DE LÚCIFER 😈 DE TODOS OS TEMPOS, PREGAM QUE PARA SER CRISTÃO TEM QUE CRER NA SANTÍSSIMA TRINDADE. São três os que dão testemunho de Mim?"  👉 https://www.youtube.com/watch?v=59hIehTCmLM

 Um amigo no Facebook compartilhou o mesmo tema: 
O Pai, o Verbo, e o Espírito Santo: e estes três são um. E três são os que dão testemunhos na terra. . .’ A passagem tal como aparece na KJV não se encontra em nenhum manuscrito grego anterior aos séculos XV e XVI, As palavras controvertidas acharam seu caminho para a KJV através do texto grego de Erasmo. Diz-se que Erasmo se ofereceu para incluir as palavras duvidosas em seu Testamento Grego se lhe mostrassem um manuscrito que as contivesse. Uma biblioteca em Dublin produziu tal manuscrito (conhecido como 34) e Erasmo incluiu a passagem em seu texto. Crê-se agora que as edições posteriores da Vulgata adquiriram a passagem por erro de um copista, que inseriu um comentário exegético marginal, no texto bíblico que estava copiando. As palavras em questão têm sido amplamente usadas em defesa da doutrina da Trindade, mas em virtude de tal evidência esmagadora contra sua autenticidade, elas não devem ser usadas com este objetivo.” “A evidência textual é contrária a 1 João 5:7”, explica Neil Lightfoot, um professor do Novo Testamento. “De todos os manuscritos gregos, apenas dois o contém. Estes dois manuscritos são de datas muito posteriores, uma a partir do século XIV ou XV e outra do século XVI. Dois outros manuscritos têm esse versículo escrito na margem. Todos os quatro manuscritos mostram que este versículo foi aparentemente traduzido de uma forma tardia da Vulgata Latina” ( Como a Bíblia Chegou Até Nós [How We Got the Bible] , 2003, pág. 100-101). O Comentário Bíblico Expositivo também descarta versões como as de Almeida que adicionam esse texto em 1 João 5:7-8, dizendo que é “obviamente uma glosa posterior sem mérito” ( The Expositor’s Bible Commentary, Glenn Barker, vol. 12, 1981, pág. 353).  O Comentário Peake da Bíblia é muito incisivo em seus comentários, ao dizer: “A famosa interpolação após “três são os que testificam” não é impressa na NVI(1 João 5 - NVI - Nova Versão Internacional - Bíblia Online) e com razão [porque] … Nenhum [manuscrito] grego respeitável a contém. Ela apareceu primeiramente em um texto latino do final do quarto século, que entrou na Vulgata [na versão Latina do quinto século, que se tornou a tradução medieval comum] e, finalmente, no NT [Novo Testamento] de Erasmo [que produziu os recentes textos gregos reunidos e uma nova versão latina no século XVI]” ( Peake’s Commentary on the Bible, pág. 1038). O Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia nos diz: “Este versículo realmente não tem suporte entre os antigos manuscritos gregos … O seu aparecimento em posteriores manuscritos gregos baseou-se no fato de que Erasmo foi posto sob pressão eclesiástica para incluí-lo no seu NT grego de 1522, já que o havia omitido em suas duas edições anteriores, de 1516 e 1519, porque não existem manuscritos gregos que o contivesse” (Norman Geisler e Thomas Howe, 2008, pág. 339). Os professores de teologia Anthony e Richard Hanson, em seu livro A Crença Razoável: Um Estudo da Fé Cristã, explicam o acréscimo injustificado no texto desta forma: “Isso foi acrescentado por alguma pessoa ou pessoas laboriosas da antiga igreja que achavam que o Novo Testamento infelizmente era deficiente no testemunho direto relativo à doutrina da trindade, que eles apoiavam, e então procuraram remediar essa falha … É um desperdício de tempo tentar encontrar a doutrina trinitária diretamente nas páginas do Novo Testamento” (1980, pág. 171).

Tem um monte de passagens 📖 afirmando diretamente e indiretamente (99,9,9,9% das vezes os pronomes estão no singular) que há apenas um Deus! O que pensa ser um outro(s) Deus, é apenas uma forma de descrever as múltiplas funções, atuações de Deus.
O fato de Deus estar em todos os lugares não quer dizer que são múltiplos. Cuidado com o politeísmo: Êxodo 20:3 Não terás outros deuses diante de mim.

"PROVANDO QUE DEUS PAI É JESUS E O ESPÍRITO SANTO"


"Quem é Jesus"   "Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito "semelhante" ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.Hebreus 7:3.  ESTÁ BEM CLARO QUE JESUS NÃO TEM GENEALOGIA,SEM PRINCÍPIO DE DIAS... SENDO ASSIM, DESCARTA-SE UMA PESSOA DA SUPOSTA TRINDADE, POIS NÃO É FILHO NEM SENDO GERADO DIVINO"; DEUS FE-SE JESUS.                                                                                                                                                                                 

Deus Pai: Eu sou o Senhor e não há outro.Isaías 45:18 / e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.1 Coríntios 8:6. / Deus Pai: Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?) / Jesus: "Estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não o conheceu".João 1:10
Jesus:  Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados.João 8:24                                                                                                                                                                    Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU.                                                                                                                                                                                                              Respondeu Jesus: "Eu afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou!"                                                                                                                                           "Estou lhes dizendo antes que aconteça, a fim de que, quando acontecer, vocês creiam que Eu Sou.                                                                                                                                                                                                      “Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá"                                                                                                                                                                                                                                              "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu Sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12"                                                                                                                                                                                                                                                         "Disse-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida"                                                                                                                                                        "Só Deus pode perdoar pecado:O Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados’                                                                                                                                                                                                              

"Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vô-lo fiz ouvir, e não vô-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.Isaías 44:8.  O MENINO QUE NOS NASCEU NÃO É A ROCHA? SÓ HÁ UMA RAZÃO DE NÃO CONHECER OUTRA ROCHA,POIS SE TRATA DA MESMA ROCHA"                                                                                                                                                                 



 "Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?"  João 14:9.  

Trata-se da mesma Pessoa.                                                                                                                                                                                                                          

 "Seria o Espírito Santo um segundo Deus?"

 Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos e lhes perguntou: "Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? " Eles responderam: "Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo" - Atos 19:1,2 .                                                                                                                                                                                                                                                  "PAULO DE FORMA ALGUMA ESTÁ AFIRMANDO SER UM SEGUNDO DEUS O ESPÍRITO SANTO"                                                                                                                                                                  Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 2 Coríntios 3:17.

A palavra Espírito Santo nem existe no Velho Testamento. Espírito Santo é um adjetivo.                                                            Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16 . VEMOS QUE É O ESPÍRITO DE DEUS QUE HABITA NA PESSOA; SENDO ASSIM,O ESPÍRITO SANTO NÃO É UM SEGUNDO DEUS,E SIM,UM NOME QUE FOI DADO AO ESPÍRITO DE DEUS ATUANTE NO SER HUMANO.                                                                                                                                                                                       

Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu Espírito. Isaías 48:16 - 
 Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiros profetas; daí veio a grande ira do Senhor dos Exércitos.Zacarias 7:12                                                                                                                     

"Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo jamais receberá perdão." Se imaginarmos estar tratando-se de dois Deuses, teremos também que imaginar ser Jesus um Deus de hierarquia inferior! ( Configura-se BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO, o fato de resistir continuamente a sua santa influência, significa morrer cometendo algum pecado. Ou teríamos uma grande contradição: Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança Eclesiastes 9:4. )

 “A respeito daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas somente o Pai.”  O ESPÍRITO SANTO NÃO SABIA DO DIA E HORA DO RETORNO DE CRISTO? POR QUE O ESPÍRITO SANTO NÃO É MENCIONADO POR  JESUS NESTA PASSAGEM? POR SE TRATAR DA MESMA PESSOA, O PAI, SERIA O ENTENDIMENTO. E JESUS NÃO SABIA POR TER SE ESVAZIADO.                                                                                                                                                                    
      																										



Profeta Algum Ouviu Falar Em Dois Deuses E, De Repente Surgem Três Deuses ?                                                                                                                                                                                                                                                  "Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor'.Isaías 11:1,2                                                                                                                                                                                                                                                                

Lucas 10:22  Tudo por meu Pai foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. POR QUE O ESPÍRITO SANTO NÃO É MENCIONADO POR JESUS NESTA PASSAGEM? POR SE TRATAR DA MESMA PESSOA, O PAI.
                                                                                                                                                                    "Por que o Espírito Santo não é mencionado nesta passagem?"    -  Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.João 6:44 
Resposta:  Porque o Pai é o Espírito Santo.  

"Por que o Espírito Santo não é mencionado nesta passagem?" - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.João 14:6. Porque Jesus e o Espírito Santo são a mesma pessoa.
Não ir ao Pai não é pecado? Não buscar a salvação que há em Cristo Jesus não é pecado? A função do Espírito Santo não é de nos convencer do pecado? Como um DEUS pode nos convencer de que é pecado não ir ao Pai e ao Filho sem poder nos levar a Eles?                                                                                                                                                      "Só há um Deus, atuando de várias formas e maneiras".  COMO A BÍBLIA SOMENTE DECLARA HAVER UM ÚNICO DEUS, SENSATO É CRER EM UM SÓ DEUS!                                                                                                                                          




  Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.Tiago 2:19
Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus "único"? - João 5:44     


Em Gênesis 1:26 Deus poderia estar falando com um Anjo, pois era sua única família. Um Anjo poderia ter transportado a terra que Deus iria utilizar, sem ter interação com a criação.                                                                                                                                                                                                                               Houve outro Deus no momento da criação? - João Ferreira de Almeida Atualizada: Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?)                                                                                                                                                                          Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal...Gênesis 3:22; esse "nós" está em letra minúscula em todas as traduções que vi. Deus utilizaria este pronome com inicial minúsculo para referir a Ele e a um Anjo? Não estaria desta forma desonrando-Se? E se estivesse realmente referindo a mais um Deus, não estaria desonrando-se ainda mais? Está mais para ser mais uma prova de que tenha empregado VOCÁBULOS MAJESTÁTICOS.
Em Gn.1:27 é declarado: Deus criou homem e mulher, foi criado à imagem de Deus. Não diz: Foi feito à imagem dos Deuses, ou à Nossa imagem. 
 Sobre o tema politeísmo, a soma dos versos contrários não tem mais peso? Vejamos alguns exemplos: Êxodo 20:3 Não terás outros deuses diante de mim. - Deuteronômio 5:7 Não terás outros deuses diante de mim. Deuteronômio 6:4  Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.- 1 Timóteo 2:5  Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, - Isaías 45:5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças. 
 Porque "Eu" o Senhor...EU SOU...;nunca"Nós somos...". 
Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar. ISAÍAS 48:17.  (Não disse: Assim diz o Senhor, um de seus Redentores...)
 O Apóstolo João esqueceu a terceira pessoa da trindade? - João 17:3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.   Novamente Paulo tendo aminésia:Romanos 16:27 Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém. / Efésios 4:5,6 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;. Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. / Gálatas 3:20  Deus é um. Quem é POLITEÍSTA? 
"O VERSO MAIS CONTROVERSO DA BÍBLIA"
" Enquanto Eu não ascender ao Pai, o outro Consolador não virá.
Quem estava atuando na humanidade? Sempre foi o Espírito de Deus quem atuava. Jesus não estava em dois lugares ao mesmo tempo, não atuou como Deus.                                                                 Seria uma adulteração da igreja medieval para um dia INTRODUZIR UM QUARTO DEUS? OU JÁ INTRODUZIRAM (PAP#) !  

 "Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus". Lucas 18:19                                                                                                                                                                                                                                 Para uma boa reflexão: Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado. Isaías 53:10. Só existe uma RAZÃO de agradar-se em moer uma pessoa sem pecado, sendo a própria pessoa. 👉                                                                                                                                                                                                              "Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna".1 João 5:20. 




 Sempre me perguntei, porque teve que ser Jesus o que "tinha" que morrer e não o Deus Pai! Alguém não poderia imaginar que Pai é este? Nos daria bom exemplo?

Embora esperassem o Messias Is.9:6, nunca Deus disse que seria um outro Deus, e Ele disse que não faz nada sem declarar antes, e,de repente surgem três Deuses? Um caso a pensar!
O conceito Trinitariano foi introduzido pela igreja Católica, e PEGOU, outro caso a PENSAR! Quem for trinitariano, tem que ser grato a igreja Católica e não à Deus.

Jesus não insistiu muito em dizer que o Pai e Ele eram uma pessoa  (João 10:30), para não gerar total descrédito e ser apedrejado; depois, como alguém daquele contexto iria querer ser salvo em Seu nome, um "lunático"? Se Ele fosse apedrejado, uma parte da Profecia sobre sua Pessoa não se cumpriria.                                                         Poderiam imaginar ser ele um emissário do diabo, devido aos sinais e prodígios que realizara. Também podiam imaginar que a ressurreição de Lázaro foi uma farsa, usara um sósia, ou foi uma personificação feita pelo próprio satanás. 

 Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele. I Coríntios 8: 5,6. Eu pergunto, o Pai não é Senhor? Como pode haver a mesma descrição para os dois: de quem é tudo e para quem nós vivemos(Pai);pelo qual são todas as coisas,e nós por Ele(Jesus)?Só há uma explicação, ambos são a mesma pessoa!  NO VERSO ACIMA DIZ SER CRISTO O ÚNICO SENHOR, COMPARANDO COM ESTE VERSO,VEMOS NOVAMENTE QUE SE TRATA DA MESMA PESSOA: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.Deuteronômio 6:4. ASSIM SENDO,ESQUEÇA ESSA HISTÓRIA "AS PASSAGENS DOS PERGAMINHOS 📜🧾EM LÍNGUA GREGA, NOS DÁ A IMAGINAR QUE SÃO TRÊS PESSOAS DIVINAS DISTINTAS" , POIS O CONTEXTO BÍBLICO NÃO APONTA NESTA DIREÇÃO. TODOS OS PERGAMINHOS ORIGINAIS DO VELHO TESTAMENTO NÃO EXISTEM MAIS (os dez Mandamentos foram preservados dentro da Arca), E OS DO NOVO TESTAMENTO, OU TAMBÉM NÃO EXISTEM, OU PODEM ESTAR ESCONDIDOS A SETE CHAVES NO VATICAN#.                                                                 

Portanto, grandioso és, ó Senhor Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os "nossos ouvidos". II Samuel 7:22 . 
Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. Isaías 44:6. 

Talvez a perpetuidade da vida na vida gloriosa, também dependa das cicatrizes do amor
Jesus foi reconhecido após sua morte, e ascendeu ao Pai, então, fica aí um mistério o que Jesus declarou:"Me assentarei a destra do Pai". Esta declaração é simbólica ou literal? Se for literal, passou a coexistir um Deus de pouca beleza exterior a destra de um Deus perfeito.  Se assim fora, provavelmente Deus quis manter ao seu lado esta sua forma de atuação, provavelmente para servir de sinal das consequências do pecado. Deus diz que o mal não se levantará novamente. - E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos.Zacarias 13:6                                                                                                                                                                                                                            Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Atos 7:55,56.                                                                Quem chegar ao Céu saberá!  Mas enquanto eu estiver aqui na Terra, cultuarei apenas um Senhor! 
                                                                                                                                                  

"Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez". João 1:2,3. / O plano de resgate estava na mente de Deus desde o princípio, o mesmo que: Cordeiro morto desde a fundação do mundo.                                                                                                                                                                       "Duas formas de sempre lembrarmos do amor supremo de Deus: Santa Ceia, e a oração em nome de Jesus" . 

"Qual é o Seu nome, e o nome do seu Filho? Conte-me, se você sabe! Provérbios 30:4. / Para Deus este Filho já tinha nascido: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz".Isaías 9:6                                                                                                                                                             "Segundo as próprias palavras de Jesus, não haverá salvação para os que não creem ser Ele o Deus Altíssimo" 
Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que Eu Sou, morrereis em vossos pecados.João 8:24  

TEM QUEM NÃO ACREDITE NA POSSIBILIDADE DO PRÓPRIO DEUS SE FAZER HUMANO. ESTAMOS DIANTE DE UMA MANIFESTAÇÃO DO TODO PODEROSO, E TEM "IGREJA" DETERMINANDO O QUE DEUS PODE E NÃO PODE REALIZAR! 
"AOS QUE PENSAM SER JESUS UM SER CRIADO" Hoje Jesus é apenas um homem com mais glória que os outros seres celestiais?

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10:9 
Como iríamos confessar um ser criado, seria idolatria...
Se Jesus é Senhor do Sábado Mt.12:8,também é dos outros nove Mandamentos...; e, como pode um ser criado que passou a existir a partir de Maria, ser Senhor de uma Lei com milhares de anos?




 
DONO DA CASA: Mateus 10:25 

 

JESUS É O PRIMOGÊNITO DA CRIAÇÃO?  ELE É O PRIMOGÊNITO EM OUTRO SENTIDO, ANTES DE CRIAR O SER HUMANO, FOI GERADO UM PLANO DE RESGATE.           Mais um mistério, Deus falou por precaução, ou já sabia que o homem iria pecar? 

  "Estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não o conheceu".João 1:10 


                                                                                                            Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:7                                                                                                                                                   



"Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os Mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor". Marcos 12:28,29
 Adam EliYah para a verdade 13 de julho às 00:03
  

Muitos ficariam surpresos em saber que 666 vieram do “sol” e da “adoração a Satanás” na Babilônia, o que nos deu “adoração dominical” e a “doutrina da Trindade”. Note que a doutrina da Trindade ensina:O Pai é Deus, Jesus é Deus, o Espírito Santo é Deus e, no entanto, não há três deuses além de um só Deus, e essa é a trindade!Em outras palavras, 1 + 1 + 1 = One! Isto, obviamente, não faz sentido algum e não é encontrado na Bíblia, então de onde realmente veio? A primeira trindade três-em-um foi a adoração dos três estágios do sol!1. Novo nascido ao amanhecer. 2. Madura e adulta ao meio-dia. 3. Velho e morrendo no final do dia. (Jordan Maxwell. BBC of America citado em Exposure Vol. 5, No. 6 1999).Todos os três, claro, eram uma divindade sendo o sol.E assim, o principal meio pelo qual Satanás foi adorado na Babilônia foi o sol.Eles notaram que o sol tinha três estágios distintos e isso combinava bem com sua crença, já que eles já estavam adorando três.Assim o sol foi adorado como três deuses.O sol nascente e recém-nascido como ele veio à vida, o sol maduro e cheio ao meio-dia, e o sol agonizante como se pôs no final do dia.No entanto, enquanto eles adoravam o sol como três deuses, eles não eram três deuses, mas um deus!Então o sol nascente era deus, o sol do meio-dia era deus, o sol poente era deus, e ainda assim não havia três deuses além de um deus!Em outras palavras, 1 + 1 + 1 = One! Então, aqui está a verdadeira origem absoluta da doutrina da trindade.E isso se incorporou a essa religião misteriosa e à adoração de Satanás.Os babilônios usaram o sistema numérico sexagesimal (base-60) do qual vem 60 minutos em uma hora, 60 segundos em um minuto, 360 (60 × 6) graus em um círculo e 60 graus em cada ângulo de um triângulo equilátero e assim por diante .360 dividido por 10 = 36 e 6 * 6 = 36Isto é derivado de seu sistema de adoração de 36 deuses supremos, que incluiu o deus sol como o número um que eles acreditavam ser o pai de todos os outros deuses (Nimrod), e a lua era o deus mãe (Semiramis) como número dois. .Os outros deuses numerados de 3 a 36 eram considerados os filhos do deus sol, e incluíam as várias estrelas e constelações que esses deuses estavam associados. Esses números de 1 a 36 totalizam 666, que eles também atribuíram ao deus sol, já que era o pai de todos os seus deuses.O cálculo é simplesmente isso:1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9 + 10 + 11 + 12 + 13 + 14 + 15 + 16 + 17 + 18 + 19 + 20 + 21 + 22 + 23 + 24 + 25 + 26 + 27 + 28 + 29 + 30 + 31 + 32 + 33 + 34 + 35 + 36 = 666
Observe o amuleto de selo solar da Babilônia com os números de 1 a 36 e o ​​número 666 abaixo desses números que representam o sol. Os números são organizados de tal forma que cada linha e coluna, assim como as duas diagonais, somam 111.Eles temiam seus deuses e acreditavam que esses amuletos tinham mais poder para protegê-los do fato de que seu deus os atacasse com esse arranjo numérico. Esses selos solares são quase impossíveis de encontrar hoje e a maioria está em coleções particulares, onde Satanás os quer.E sta verdadeira origem do número 666 é conhecida por muito poucos e mais uma vez como Satanás quer, pois revela muita verdade sobre o que este número é tudo e que Deus agora atribui esse número. Assim, os pagãos usaram esses símbolos e números para esconder a adoração que estavam dando a Satanás, e a adoração ao sol ou a adoração a Satanás se tornaram a religião de 666. E é claro que na Bíblia nos é dito que este é o número da besta e é o número de um homem.“Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento, conte o número da besta, porque é o número de um homem; e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.  (Apocalipse 13:18)E, claro, a besta (Roma Papal) que tem esse número também é chamada Babilônia no Apocalipse e aqui está uma das razões.Este número foi encontrado em muitas escavações arqueológicas na Babilônia, como o selo solar mostrado abaixo.Esse sistema de culto a Satanás era uma religião misteriosa e explica o significado da palavra mistério em Apocalipse 17: 5E sobre a sua fronte estava escrito um nome: MISTÉRIO, BABILÔNIA, A GRANDE MÃE DAS PROSTITUIÇÃO E ABOMINAÇÃO DA TERRA.A pergunta foi feita no Catecismo Católico,O que é domingo ...A resposta foi que o domingo “é um dia dedicado pelos Apóstolos à honra da Santíssima Trindade”. (R & H, vol. 5, no. 24 , p.86)Uma declaração interessante considerando o “culto dominical” e a “doutrina da Trindade” vieram do sol e da adoração a Satanás na Babilônia, e ambos foram trazidos para a cristandade pela Igreja Católica a quem Deus chama de Babilônia!Eles também são ambos sobre quem nós adoramos, que Apocalipse 13 e 14 revela é exatamente o que a marca da questão da besta é toda sobre.Então, nós adoramos o único Deus Verdadeiro em Seu dia Santo ou o pagão católico 3 em 1 deus?O único Deus Verdadeiro o Pai ou o pagão católico 3 em 1 deus? Isso certamente explicaria porque o Apocalipse revela que muitos ainda serão enganados e perecerão no final.  
 Adam EliYah‎ para The Truth 17 de julho às 19:31 
  
A ideia da trindade predomina o cristianismo! Muitos que acreditam na Trindade ficam surpresos ao saber que a ideia de existência de seres divinos como trindades ou tríades precederam o cristianismo. No entanto, a evidência é abundantemente documentada. Marie Sinclair, Condessa de Caithness, em seu livro de 1876, Verdades Antigas em uma Nova Luz, afirma: “Geralmente, embora erroneamente, supõe-se que a doutrina da Trindade é de origem cristã. Quase todas as nações da antiguidade possuíam uma doutrina semelhante. [O primeiro teólogo católico] São Jerônimo testifica inequivocamente: 'Todas as nações antigas acreditavam na Trindade'.  (P. 382) ____________________Observe como as seguintes citações documentam a crença em uma divina Trindade em muitas regiões e religiões do mundo antigo.Sumério“O universo foi dividido em três regiões, cada uma das quais se tornou o domínio de um deus. A parte de Anu era o céu. A terra foi dada a Enlil. Ea tornou-se o governante das águas. Juntos eles constituíam a tríade dos Grandes Deuses.  (The Larousse Encyclopedia of Mythology, 1994, pp. 54, 55) _________________________________Babilônia“Os antigos babilônios reconheceram a doutrina de uma trindade, ou três pessoas em um só deus - como aparece de um deus composto com três cabeças fazendo parte de sua mitologia, e o uso do triângulo equilátero, também, como emblema de tal trindade em unidade  (Thomas Dennis Rock, A Mulher Mística e as Cidades das Nações, 1867, pp. 22, 23) ________________________________________Índia“Os Puranas, uma das Bíblias Hindoo de mais de 3.000 anos atrás, contêm a seguinte passagem: 'Ó vós, três Senhores! saiba que eu reconheço apenas um Deus. Informe-me, portanto, qual de vocês é a verdadeira divindade, para que eu possa dirigir-lhe apenas as minhas adorações. Os três deuses, Brahma, Vishnu e Shiva (ou Shiva), tornando-se manifestos para ele, responderam: 'Aprende, ó devoto, que não existe distinção real entre nós. O que para você parece tal é apenas a aparência. O único ser aparece sob três formas pelos atos de criação, preservação e destruição, mas ele é um.Daí o triângulo foi adotado por todas as nações antigas como um símbolo da Deidade ... Três foi considerado entre todas as nações pagãs como o chefe dos números místicos, porque, como observa Aristóteles, contém em si um começo, um meio e um fim. Por isso, encontramos alguns dos atributos de quase todos os deuses pagãos.  (Sinclair, pp. 382, ​​383) _____________________________Grécia“No século IV aC, Aristóteles escreveu: 'Todas as coisas são três e três é tudo: e usemos esse número na adoração dos deuses; pois, como dizem os pitagóricos, tudo e todas as coisas são delimitados por três, pois o fim, o meio e o começo têm esse número em tudo, e estes compõem o número da Trindade '.  (Arthur Weigall, Paganismo em nosso cristianismo 1928, p. 197, 198) _________________________________Egito“O Hino a Amon decretou que 'Nenhum deus surgiu antes dele (Amun)' e que 'Todos os deuses são três: Amon, Re e Ptah, e não há segundo para eles. Oculto é o nome dele como Amon, ele é Re na face e seu corpo é Ptah. ... Esta é uma declaração da trindade, os três principais deuses do Egito incluídos em um deles, Amon. Claramente, o conceito de unidade orgânica dentro da pluralidade obteve um impulso extraordinário com essa formulação. Teologicamente, em uma forma grosseira, chegou surpreendentemente perto da forma cristã posterior do monoteísmo trinitário plural. ” (Simson Najovits, Egito, Tronco da Árvore, Vol. 2, 2004, pp. 83, 84) _______________________________________O egiptólogo Arthur Weigall escreveu:“Não se deve esquecer que Jesus Cristo nunca mencionou tal fenômeno [a Trindade], e em nenhum lugar no Novo Testamento aparece a palavra 'Trindade'. A idéia foi adotada apenas pela Igreja trezentos anos após a morte de nosso Senhor; e a origem da concepção é inteiramente pagã ... Os antigos egípcios, cuja influência no pensamento religioso primitivo era profunda, usualmente organizavam seus deuses ou deusas em trindades: havia a trindade de Osíris, Ísis e Hórus, a trindade de Amém. Mut e Khonsu, a trindade de Khnum, Satis e Anukis, e assim por diante ... Os primeiros cristãos, no entanto, não pensaram em aplicar a idéia à sua própria fé. Eles pagaram suas devoções a Deus Pai e a Jesus Cristo, o Filho de Deus, e reconheceram a existência misteriosa e indefinida do Espírito Santo; mas não havia nenhum pensamento de que estes três fossem uma Trindade real, co-igual e unida em Um ... A aplicação desta velha concepção pagã de uma Trindade à teologia cristã tornou-se possível pelo reconhecimento do Espírito Santo como o terceiro requerido. "Pessoa", co-igual às outras "Pessoas" ... A idéia de o Espírito ser co-igual a Deus não era geralmente reconhecida até a segunda metade do século IV dC. No ano de 381, o Concílio de Constantinopla acrescentou ao primeiro Credo de Nicéia uma descrição do Espírito Santo como 'o Senhor e doador de vida, que procede do Pai, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado'. ... Assim, o credo atanasiano, que é uma composição posterior, mas reflete as concepções gerais de Atanásio [o trinitário do século IV, cujo ponto de vista acabou se tornando doutrina oficial] e sua escola, formularam a concepção de uma Trindade igual em que o Santo O Espírito era a terceira "pessoa"; e assim foi feito um dogma da fé, e a crença nos Três em Um e Um em Três tornou-se uma doutrina suprema do cristianismo, embora não sem terríveis tumultos e derramamento de sangue ...Hoje um pensador cristão ... não tem nenhum desejo de ser preciso sobre isso, mais especialmente porque a definição é obviamente de origem pagã e não foi adotada pela Igreja até quase trezentos anos depois de Cristo.  (Arthur Weigall, Paganismo em Nosso Cristianismo 1928, pp. 197-203) _______________________________________________James Bonwick resumiu bem a história na página 396 de sua obra de 1878: Crença egípcia e pensamento moderno:“É um fato indiscutível que mais ou menos em todo o mundo as divindades estão em tríades. Esta regra aplica-se aos hemisférios oriental e ocidental, ao norte e ao sul. Além disso, observa